A mágica da alfabetização…

A aprendizagem de letras e demais símbolos inicia-se no maternal e se estende por toda a Educação Infantil. Nesta fase, a aprendizagem se integra com a ludicidade, por meio das brincadeiras, musicalidade, artes e tantas outras atividades que interressam à criança. Ao chegar no 1o ano, a criança é estimulada a usar de forma mais efetiva todos os símbolos que aprendeu.

Nessa faixa etária, a vontade de ler e escrever é grande e a expectativa da família é maior ainda. Na maioria das vezes, a grande mágica, se dá naturalmente e de repente, quando a criança percebe que já é capaz de ler e formar palavras. É um momento encantador, em que a criança começa a se apropriar do código alfabético.

Desde o início do ano trabalhamos com o letramento, onde a criança tem contato com a escrita por meio de diversos portadores de texto: listas de nomes, caça-palavras, revistas, contos de fadas, receitas e tudo o que pode dar significado à linguagem escrita, desenvolvendo o uso competente da leitura nas práticas sociais.

É aí que apresentamos também a letra de forma e cursiva (maiúsculas e minúsculas), ampliando assim, o conhecimento dos símbolos e as possibilidades de leitura. A escrita cursiva é um desafio para as crianças, que vão aprendendo o traçado correto de cada letra de forma gradativa e de acordo com o ritmo de cada um. Com o tempo, adquirem segurança e autonomia na escrita.

Ao final do 1º ano, é comum as crianças ficarem em dúvida sobre qual a letra correta para cada palavra ( g ou J?, c ou s?, s ou z?, etc. ). Assim, o estímulo à leitura é essencial e enriquece o vocabulário para a produção de pequenos textos dos nossos alunos. Estando preparados para ampliar o mundo da escrita nas próximas séries do Ensino Fundmental.]

Professoras Daniela e Cláudia