Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Com orgulho, comunicamos que os alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus participarão da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

É um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A partir de 2005 a Agência Espacial Brasileira (AEB) passou também a participar da organização, a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

É um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, ou seja, o número de alunos participantes não é determinado.

Assim como as outras olimpíadas de conhecimento, a OBA tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.

A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma única prova, com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes, na sexta-feira, dia 18/05/18, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola. Em hipótese alguma a Escola pode fazer a prova em dia diferente deste.

As provas se distribuem em quatro níveis, a saber:

  • Nível 3 – 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Nível 4 – 1ª ao 3ª série do Ensino Médio.

Serão distribuídas aproximadamente 50 000 medalhas. A edição de 2017 teve a participação de 665,131 estudantes de 7.291 escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, além de duas do Japão.

 

Endereço

Av. Dr. Manuel Afonso Ferreira, 245
Pq. Nova Campinas - Campinas - SP

Telefone:

(19) 3753-2400