PROJETO DE PÁSCOA: A COLOMBA PASCAL

A colomba pascal é um bolo diferente, parecido com o panetone natalino, moldado numa forma com contorno de uma pomba. A pomba representa a paz, mas também o Espírito Santo, parte da Santíssima Trindade, para todos os cristãos.

Assim, a colomba se transformou num símbolo da Páscoa, no decorrer do tempo, representando o próprio Cristo, lembrando-nos Sua paixão e morte, mas, acima de tudo, a Sua ressurreição.

Neste Projeto de Páscoa de 2014, com as crianças da Educação Infantil do Colégio Sagrado Coração de Jesus, optamos por fazer a colomba pascal (no ano passado, fizemos pães) para que cada uma a leve para casa, na Semana Santa, às vésperas da Páscoa, para comemorar a ressurreição de Jesus com a família, compartilhando essa iguaria com as pessoas que amam.

A idéia se inicia com um projeto ilustrado, em que as crianças trabalharam colorindo e ouvindo as histórias da professora sobre a liberdade (CF 2014 – “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou”)  e sobre o amor de Cristo por todos nós, através de sua paixão e morte. Além disso, cada classe compôs dois cartazes, expostos nos painéis didáticos da Educação Infantil: um sobre a liberdade (CF 2014) e outro sobre símbolos pascais – dentre eles, a pomba ou “colomba”.

Na aula de culinária, onde cada um está ajudando a preparar as colombas (colocando os ingredientes, entendendo a receita, misturando a massa, enfeitando as colombas), todos estão ouvindo falar sobre esse símbolo pascal – criado na Itália, daí o nome – colomba.

Até quarta-feira, todos terão elaborado a receita, enfeitado e embalado a colomba, deixando-a pronta para levá-la para casa e comemorar a Páscoa com sua família.

 

Rosana Carvalho Calvo

Coordenadora Pedagógica da Ed. Infantil e 1º ano EF